OLINDA: A CIDADE DO FREVO
Olinda, fundada em 1535, é a mais antiga cidade brasileira declarada, pela UNESCO, como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Fica bem pertinho de Recife, a apenas seis quilômetros de distância e a vista que se tem de lá é simplesmente espetacular.
Dizem que o nome da cidade deve-se ao espanto de Duarte Coelho, que foi o primeiro donatário da capitania de Pernambuco que, ao contemplar a vista que se tem da cidade, teria exclamado: “Oh, linda situação para se construir uma vila!”.
Bem, se isso é verdade ou não, não há provas, o fato é que, tudo que se vê em Olinda e de Olinda, é muito lindo!
É claro que você pode e deve ir a Olinda em qualquer época do ano porque a cidade é maravilhosa, mas, se prepare para subir e descer ladeira (assim como Ouro Preto/MG) mas se você gostar de folia e de carnaval, e muito importante – estiver com um ótimo preparo físico – caia no frevo e no maracatu.
Eita dança espetacular! Ninguém fica parado.
Agora se você não está em tão boa forma assim, basta apreciar. Vale a pena!
Conheça os casarões da cidade e se perca pelas vielas e ladeiras da belíssima Olinda.
Bem, uma das coisas mais importantes de Olinda é a culinária. Peixadas deliciosas você vai encontrar com muita facilidade em diversos restaurantes da cidade e a belíssima paisagem que vai se descortinar à sua frente é grátis.
Vá a Olinda, curta a cidade, sua história, suas ladeiras (haja fôlego) dance o frevo e o maracatu e se delicie com uma maravilhosa pescada e com uma caipirinha, que ninguém é de ferro.
Na próxima, falaremos de Ouro Preto.