Categorias
Turismo

DESTINOS HISTÓRICOS NO BRASIL – Parte 1

SÃO LUIS: A ATENAS BRASILEIRA.

A vida moderna é uma maravilha, ninguém duvida disso. Internet, celulares, laptops, meios de transporte rápidos e eficientes, assistência médica, conforto de bons hotéis, comida saudável e muitas outras comodidades que nos deixam tranquilos e em paz e que, indubitavelmente, prolongam a nossa vida.

Agora, me responda a esta simples pergunta: e quando nada disso existia, como era a vida? Que tipo de conforto tínhamos? Era bom viver naquela época?

Não existe uma única resposta para essas perguntas.

Pode-se dizer que sim porque a vida era muito mais tranquila e passava muito mais devagar.

Pode-se dizer que não porque as pessoas morriam mais cedo vítimas de doenças que hoje são curadas com remédios tão simples que, em alguns casos, nem precisamos de receita médica para comprá-los na farmácia da esquina.

Uma coisa é certa, no entanto. Todos nós temos curiosidades para saber como as pessoas viviam há 200, 300 ou mais anos.

Pensando em questões como estas, relacionei alguns dos destinos históricos do Brasil que, não tenha dúvida, valem a pena conhecer.

Conhecer não apenas as suas casas, ruas, igrejas, etc. Conhecer também a sua história e saber como as pessoas viviam naqueles ambientes e resolviam situações simples nos dias de hoje, mas que eram grandes dores de cabeça antigamente.

O primeiro deles é:

SÃO LUIS – MA.

Era setembro de 1612.

Uma esquadra comandada por Daniel de La Touche, chamado Senhor de La Ravardière, trouxe 500 homens vindos de algumas cidades da França, cujo rei, na época era Luis XIII.

Foi celebrada uma missa por padres capuchinhos e, na ilha de Upaon Açu, onde viviam algumas centenas de índios tupinambás, no dia 08 daquele mês foi fundada a cidade que hoje chamamos São Luís do Maranhão.

Isso foi apenas o começo porque, logo depois, vieram os holandeses e finalmente os portugueses que, definitivamente, até a independência do Brasil, é claro, tomaram para si a cidade e nela deixaram lindas construções que até hoje nos encantam.

Mas o que eles deixaram, afinal?

1 – Casarões azulejados maravilhosos no centro da cidade que, com seus belíssimos telhados coloridos, enfeitam a belíssima São Luís e nos transmite um ar de magia e encanto quando os temos em uma vista aérea;

2 – Ruas calçadas com paralelepípedos, estreitas e sinuosas que nos levam pela história fazendo-nos reviver os momentos da vida daquela gente que nos precedeu há quatro séculos;

3 – Projeto Reviver – Já que falamos em reviver, é indispensável uma visita ao projeto Reviver que reúne algumas ruas e casarões reformados tais como eram na época de suas construções e, ali, você poderá comprar toda sorte de bugigangas, úteis ou não, mas que representarão um pedacinho dessa terra tão linda;

4 – Praça Gonçalves Dias (a mais linda de todas), Praça Benedito Leite, Praça João Lisboa, Praça do Panteon e, mais recentemente, a Praça dos Poetas, sim, dos poetas, porque, dizem, “em São Luís, em cada esquina se encontra um poeta”

5 –Praias – Bem, já que você está em São Luís do Maranhão, então, relaxe (que ninguém é de ferro) e vá curtir as praias da Ponta D’Areia, Marcela, Calhau, Olho D’Água e Araçagy.

Ah! Quase me esqueci! (Desculpe!)

Não deixe de comer um peixe pedra com arroz de cuxá e, se você quiser, tome uma caipirinha antes porque, repito, ninguém é de ferro.

Na próxima semana falaremos sobre Salvador – BA.