Categorias
Turismo

DESTINOS HISTÓRICOS NO BRASIL – Parte 8

GRAMADO, A CIDADE DO NATAL LUZ.

A cidade de Gramado localiza-se na Serra Gaúcha a 115 quilômetros da capital do estado, Rio Grande do Sul, a cerca de três horas de carro de Porto Alegre. Isso porque o acesso é através da RS-115 que é extremamente sinuosa o que demanda um certo cuidado para dirigir. Há também outras estradas, mas todas igualmente sinuosas.

A belíssima e mágica Gramado foi fundada em 1954 após a separação do município de Taquara e foi colonizada por italianos, alemães e descendentes de açorianos. Fica localizada na região das hortênsias e, inicialmente foi habitada pelos índios caigangues.

Com uma população um pouco acima de trinta e cinco mil habitantes, a pequena Gramado recebe cerca de seis milhões de turistas vindos de todas as partes do planeta por ano. Isso acontece, entre muitas outras razões, pela maravilhosa localização com paisagens deslumbrantes, clima europeu com temperaturas, que, durante o inverno chegam abaixo de zero grau.

Gramado localiza-se precisamente na encosta inferior da região do sul do país e faz fronteiras com as cidades de Caxias do Sul, Três Coroas, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval. Está localizada a oitocentos e trinta metros de altitude e recortada por vales e pelos rios Do Sino e Caí, ocorrendo diversas cachoeiras, cascatas e nascentes.

Em Gramado não é comum nevar, mas isso ocorre esporadicamente sempre de forma amena. As noites, mesmo no verão, são bastante agradáveis devido ao ar canalizado das montanhas e durante o dia, nessa estação do ano, a temperatura ambiente fica em torno de agradáveis vinte e dois graus.

No inverno, no entanto, como já dito, esfria bastante, sendo comum, nessa época, madrugadas e manhãs em que a temperatura vai abaixo de zero grau.

É claro que, quando se fala do Rio Grande do Sul não se pode jamais esquecer de citar o tradicionalíssimo churrasco gaúcho com um sabor diferente de todos os que você já comeu por aí.

Lembra aquele churrasco que você faz em casa nos fins de semana, chama os amigos e todo lhe diz que é espetacular? Esqueça! O churrasco gaúcho, feito no Rio Grande do Sul, é melhor, e muito.

A economia local é sustentada basicamente pelo turismo, responsável por 90% do PIB total, mas, também, destacam-se as indústrias moveleiras, de chocolate e de construção civil. Aliás, vou logo avisando que você não vai voltar de lá sem muitos chocolates porque eles são famosos e saborosos

Em Gramado ocorrem, anualmente, grandes eventos que fomentam ainda mais a atividade turística, dentre os quais, o famoso e muito tradicional Festival Brasileiro e Latino-Americano de Cinema além de muitos encontros, seminários, etc.

Muitas são as atrações turísticas da cidade, mas, só para citar alguns, temos o Salão dos Super Carros, Harley Motos Show, Hollywood Dream Cars, o Mirante do Vale do Quilombo com uma vista inesquecível do vale, o maravilhoso Lago Negro que parece ter saído dos contos de fadas, o Lago Joaquina Beer, o Minimundo, a cascata Véu de Noiva e muito mais. Experimente, um dia, dar uma volta sem rumo pela cidade e se perder (se é que isso é possível na pequena Gramado) e você vai descobrir coisas espetaculares.

Lá existe também o Museu Medieval, propriedade particular, que vem sendo construído pelo seu proprietário há trinta anos e que exibe brasões e armas medievais e que abriga, também, o Museu de Cutelaria do Brasil onde se podem ver facas, espadas e adagas de todas as partes do mundo.

Não bastasse tudo isso, ainda ocorre o chamado Natal Luz, que é uma festa natalina na qual o brilho e esplendor da data são evidenciados por inúmeros eventos relacionados e muita, mas muita luz mesmo.

Se você estiver pensando em ir a Gramado recomendamos que faça o seu planejamento com muita antecedência, principalmente no que se refere a reserva de hotéis porque a procura é imensa e, em alguns casos é preciso fazer a reserva seis meses ou mais antes da pretendida data da viagem. Isso é um forte indicativo da qualidade de tudo o que você vai encontrar por lá.

Ruas limpas, povo muito educado, ótimos restaurantes, bons vinhos e, sempre, um atendimento de primeira qualidade.

Se for nos meses de inverno leve bastante roupa quente porque vai fazer frio. Os passeios são muito agradáveis e há dezenas de empresas de turismo que podem organizar isso pra você, mas, se você é daqueles que não gostam de acordar todos os dias muito cedo (rsrsrsr) então vá por conta própria. Garanto que você vai saber se virar direitinho ou, na pior das hipóteses, contrate um guia local e vai dar tudo certo. `

À noite, um jantar próximo a uma lareira, regado a um delicioso vinho produzido lá mesmo ou na vizinha Bento Gonçalves, outra maravilhosa cidade da Serra Gaúcha, vai completar o seu dia.

Devido à proximidade, é impossível ir a Gramado e não visitar a cidade vizinha, Canela, localizada a pouco mais de seis quilômetros.

A cidade foi colonizada por alemães e possui diversos chalés em estilo bávaro além da famosíssima Catedral de Pedra com doze sinos de bronze, toda construída em estilo gótico.

Na próxima oportunidade falaremos do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa.