Categorias
Turismo

DESTINOS HISTÓRICOS NO BRASIL – Parte 9

RIO DE JANEIRO, CIDADE MARAVILHOSA

Sim, esse título é internacional e já diz tudo. O Rio de Janeiro, ou, simplesmente, Rio (para os mais íntimos, rsrsr) é, verdadeiramente, uma cidade maravilhosa.

Cantada em prosas e versos e, também, em incontáveis e belas canções populares, essa cidade, que é o maior destino internacional do Brasil e de toda a América Latina, localiza-se na região sudeste e sua beleza hipnotiza quem chega, por ar, por mar ou por terra.

Caprichosamente emoldurada por belíssimas praias e imponente vista do Cristo Redentor que abraça fervorosamente a baía de Guanabara tem, no jeito maneiro e malevolente dos cariocas, que é o gentílico de quem teve o privilégio de nascer naquela maravilha, a maior expressão da bela, receptiva e empolgante cidade que os turistas encontram quando ali chegam.

Para você que, como eu, gosta de conhecer um pouco da história dos lugares, aqui vai um pouco do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no ano de 1500, a região era habitada pelos índios tupinambás e a baía de Guanabara foi descoberta por um navegador chamado Gaspar de Lemos, que pensando que se tratava de um rio e porque era o mês de janeiro deu-lhe o abençoado nome de Rio de Janeiro.

A região teve, também, um breve domínio dos franceses que foram definitivamente expulsos no ano de 1567 por Estácio de Sá que veio a ser considerado o fundador da cidade.

Um fato histórico que marcou profundamente a cidade do Rio e, na verdade, todo o restante do país, foi a vinda para o Brasil, em 1808 da corte portuguesa sob o comando de Dom João VI que deixou inegável herança de modernização e desenvolvimento para a região. Importante acrescentar que o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa,  foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, ou seja, por cento e noventa e sete anos, quando o governo brasileiro resolveu transferir a sede do poder para a recém construída Brasília, da qual já falamos anteriormente. Vale a pena conferir.

Mas, diante de tanta beleza, o que temos para ver, afinal?

Bem, não vamos ser exaustivos nesse quesito até porque essa seria uma tarefa extremamente árdua, senão, impossível.

Vamos lá, então.

1 – CRISTO  REDENTOR.

Com trinta e oito metros de altura e situado em cima do Morro do Corcovado que, por sua vez, tem setecentos e dez metros de altura e se situa no Parque Nacional da Tijuca é o principal monumento da cidade e foi considerado, recentemente, uma das sete maravilhas do mundo moderno.

O monumento, principal ícone da cidade e um dos maiores – senão o maior do país – oferece uma vista privilegiada da cidade e da Baía de Guanabara e pode ser visto de muito longe, inclusive por navegantes que escolhem essa modalidade de transporte para chegar a cidade ou, simplesmente, em passeios espetaculares pelas águas da famosa baía.

O acesso ao topo do morro e à plataforma de onde se eleva a majestosa estátua do Cristo é feito por elevadores e por escadas rolantes, mas até há bem pouco tempo os turistas tinham que vencer duzentos e vinte degraus para chegar até lá. Hoje é mais confortável.

Há, também, o Trem do Corcovado, que é uma linha férrea com 3.824 metros de extensão que foi construída pelo Imperador Dom Pedro II em 1884 sendo, inclusive, mais antiga que o próprio monumento que só foi aberto à visitação em 1931 e, através da qual, foram transportadas as peças para a montagem da estátua.

2 – MARACANÃ

Dizem que o Estádio do Maracanã, que na verdade tem como nome oficial “Jornalista Mário Filho” é a arena esportiva mais famosa do planeta. Não há dados oficiais sobre essa informação, mas, sinceramente, não duvido.

Sede de duas finais de copas do Mundo – em 1950 quando o Brasil foi derrotado pelo Uruguai por 2 x 1 e em 2014 quando a Alemanha venceu a Argentina por 1 x 0 – foi inteiramente demolido e reconstruído tornando-se uma arena moderna e muito mais confortável sem perder o seu inquestionável charme. Até hoje o maior artilheiro do Maracanã é o ex-jogador do Flamengo, Zico, com incríveis 334 gols.

O som das torcidas provoca emoções e arrepios até no mais insensível dos torcedores e, estar lá, é um privilégio inesquecível. Se puder, vá lá e se possível, assista a um Fla x Flu, que é o confronto entre os dois grandes rivais do futebol carioca, Flamengo e Fluminense.

3 – JARDIM  BOTÂNICO

Como disse acima, a vinda da família real em 1808, comandada por D. João VI trouxe enormes benefícios para o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, e, um deles, foi a construção do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Instalado em cinquenta e quatro hectares, possui cerca de 6.500 espécies da flora brasileira e internacional, ao ar livre e em estufas.

É um passeio deslumbrante onde você poderá ver algumas espécies, inclusive ameaçadas de extinção, mas que são cuidadosamente preservadas naquele verdadeiro santuário.

Tire algumas horas de sua viagem e desfrute desse lugar maravilhoso, aconchegante e inesquecível do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa.

4 – BONDINHO DO PÃO DE AÇUCAR

Uma atração turística imperdível da cidade do Rio de Janeiro é o Bondinho do Pão de Açúcar.

Ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, esse teleférico, que foi inaugurado em outubro de 1912, transporta cerca de 1.500 turistas por dia. É um passeio inesquecível, mas que dá um frio na espinha, isso dá!

O bondinho funciona no horário das 08,00 h às 20,00 h e possui duas rotas: uma ligando a base do Morro da Babilônia ao Morro da Urca e a outra ligando o Morro da Urca ao Pão de Açúcar.

Com uma extensão total de 1.450 metros em duas etapas (uma de 600 m e outra de 850m) move-se a uma velocidade de 21,6 km/h e pode transportar 65 passageiros por viagem.

Quem vai ao Rio de Janeiro tem que fazer o passeio do Bondinho do Pão de Açúcar.

5 – PRAIAS

As praias do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, além de serem muito belas são também muito charmosas. Não só pela beleza em si, que é indiscutível, mas pelas histórias, pelas canções que as embalam – conhece a canção “Garota de Ipanema de Tom Jobim que foi interpretada em inglês por Frank Sinatra? – mas também pela presença sempre constante de lindas mulheres e personalidades famosas do mundo inteiro. Não se espante se ao seu lado estiver sentado aquele astro ou aquela estrela do filme que ganhou o último Oscar, rsrsrsr!

Para não entrar em muitos detalhes vamos citar brevemente as praias mais famosas com o lembrete que vale a pena conhecer cada uma delas.

LEBLON, COPACABANA, IPANEMA e BARRA DA TIJUCA são as mais famosas e é onde você vai encontrar o que existe de mais charmoso na cidade.

Ao cair da tarde, reserve um tempo para sentar-se em um dos bares dos calçadões e, quem sabe, apreciar o pôr do sol acompanhado de um chopinho, que ninguém é de ferro.

6 – LAPA  E  OS ARCOS  DA  LAPA

A LAPA é um tradicional bairro boêmio da cidade que tem uma vida noturna bastante movimentada e os ARCOS DA LAPA é uma maravilhosa obra de engenharia. Trata-se de uma construção em forma de aqueduto no melhor estilo romano por onde passa um bondinho.

7 – MUSEU DO AMANHÃ

O Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015 e é uma espetacular obra arquitetônica voltada para ciências e tecnologia que já encantou mais de 3 milhões de pessoas desde a sua inauguração.

8 – RIO DE JANEIRO,  CIDADE MARAVILHOSA!

Sim, a cidade inteira é um charme com vistas espetaculares que ficarão para sempre na sua lembrança. Tire fotos, muitas fotos, porque lhe garanto, ficarão belas.

Aqui, no entanto, vai um aviso de alerta: lamentavelmente a cidade ficou muito violenta e é preciso andar com bastante cuidado. Desconfie de ofertas extravagantes e de passeios em lugares não recomendados. Procure orientação e fique atento.

De resto, divirta-se porque o Rio de Janeiro é um lugar maravilhoso.

Na próxima oportunidade falaremos da cidade de FORTALEZA, no nordeste do país.