OURO PRETO : PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
Se você quiser uma aula de história do Brasil ao vivo, vá a Ouro Preto.
Além de ser uma bela e acolhedora cidade, tem um clima temperado maravilhoso, uma comida excelente (a comida mineira é uma das melhores do Brasil), casarões antigos, prédios magníficos e história, muita história pra ser ver. Sim, pra se ver mesmo.
Originalmente a cidade foi denominada Vila Rica e, segundo a Wikepedia, chegou a ser o município mais populoso da América Latina com cerca de quarenta mil habitantes em 1730, época em que São Paulo tinha apenas oito mil.
Foi lá que aconteceu a famosa Inconfidência Mineira, movimento revolucionário que culminou com a morte e esquartejamento de Tiradentes e a deportação de todos os seus companheiros.
A praça principal de Ouro Preto tem uma belíssima estátua do inconfidente Tiradentes e, ironicamente, fica de frente para o prédio onde, um dia, foi a cadeia da cidade, onde ele e seus companheiros estiveram presos antes de serem deportados.
Agora, veja só o cúmulo da ironia.
Há alguns anos o Brasil mandou repatriar os restos mortais dos inconfidentes e os trouxe de volta para o país, direto para Ouro Preto.
Sabem onde eles estão sepultados?
No prédio onde um dia estiveram presos, a antiga cadeia da cidade e que hoje é um museu.
Desculpem, mas achei de um mau gosto extremo essa decisão. Quero dizer que eles saíram da cadeia para o exílio e voltaram do exílio para a cadeia!
Não gostei, mas é assim que as coisas estão.
Mas falemos do que é belo em Ouro Preto.
Lá você poderá encontrar inúmeras obras do Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) que, por sinal, está sepultado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Vale muito a pena visitar esta e todas as igrejas de Ouro Preto.
Além disso, há também a Casa dos Contos, lugar onde você poderá ver como eram as senzalas daquela época.
Ouro Preto, no entanto, não são apenas histórias tristes.
O comércio é pujante e lá você poderá comprar belíssimos artesanatos em pedras semipreciosas e artesanatos esplêndidos em pedra-sabão.
Além disso, como eu disse, a comida é farta e deliciosa e, à noite, vários bares com música ao vivo animam as horas noturnas da cidade.
Nem é preciso lembrar que Minas Gerais e, Ouro Preto não é exceção, tem a melhor cachaça do Brasil.
Aproveite, tome um golinho (puro ou sob a forma de uma deliciosa caipirinha) e se deleite com as ruas, praças e monumentos de Ouro Preto.
Eita! Quase me esqueço de uma coisa importante: vá com sapatos confortáveis porque você vai subir e descer ladeira que é uma maravilha, mas eu lhe garanto, vai valer a pena e muito.
Na próxima vez falaremos de Petrópolis/RJ.